Sobre Design de Personagem

Olá pessoal!

Bom, já faz um tempo que venho querendo começar algumas postagens falando de uma das coisas que mais gosto de fazer como ilustradora; o design de personagens, seja para jogos, filmes ou até mesmo, livros.

Infelizmente, quando trabalho com as capas dos livros nunca tenho tempo para fazer um bom estudo do personagem da capa antes de começar a ilustração. O personagem vai surgindo na própria ilustração o que funciona mas pode ser mais demorado e nem sempre dá bons resultados.

Por esse motivo resolvi começar um estudo de personagens pessoal, para poder estudar e testar metodologias que tenho pesquisado e até mesmo utilizando o método que aprendi quando trabalhei na Ubisoft. E assim também compartilhar esses estudos com todos aqueles que querem aprender um pouco sobre isso ou apenas tem curiosidade sobre o assunto. E nada melhor que escolher personagens de livros para esse trabalho.

Resolvi trabalhar com algum livro que misturasse fantasia e modernidade e assim poder explorar esses dois universos. E os meus escolhidos foram os personagens da série Tigers da autora Colleen Houck por ter exatamente essa junção de universos e, é claro, por se tratar de uma série que adoro.

Eis as capas dos livros até agora.

Pelas capas já é possível perceber um pouco do clima da história. Elas me remetem a magia logo de cara e, é claro, os tigres e os arabescos que a decoram nos mostram que a história tem ligação com a cultura indiana.

Como já li todos os livros sei exatamente como são os personagens, o que já facilita muito na hora da criação. Mas nem sempre o designer saberá como é o personagem a ser criado. Isso acontece principalmente em jogos onde, muitas vezes, a personalidade do personagem é definida depois do visual ou nem mesmo é muito aprofundada.

Tenho um exemplo de um caso semelhante do tempo em que trabalhei no jogo Party Planner DS para Ubisoft. Nesse jogo os personagens foram sendo definidos ao longo da produção o que resultou em atraso e muitas horas extras de trabalho mas foi um bom aprendizado e me diverti muito trabalhando nele. Eis o exemplo abaixo.

Esse foi o primeiro estudo o personagem e junto a comparação de escala com a personagem principal da história. E abaixo alguns estudos de poses.

 Mas ouve outros estudos para definirmos o personagem final. Eis mais um apresentado.

 O final acabou sendo este abaixo. O design final foi feito pela lider artist do projeto Dorothy Ballarini.

Bom mas vamos falar dos personagens do livro que deverão ser trabalhados. O interessante é que cada livro explora um dos quatro elementos sendo o primeiro relacionada a terra, o segundo ao ar e o terceiro a água (a série ainda não acabou) mas isso só terá relevância com relação aos personagens secundários e a ambientação que não será tratada nesse post. Vamos a lista de personagens que serão trabalhados:

 Princípe Alaghan Dhiren Rajaran – Um dos príncipes indianos amaldiçoado e obrigado a viver sobre a forma de um tigre branco.  Ren é o personagem principal da trama junto com Kelsey e fará par romântico com ela.

Kelsey: A jovem americana que por ajuda do destino acaba trombando com o belo tigre branco em um circo e descobre ser a chave capaz de quebrar a maldição da qual os irmãos são vítimas.

Príncipe Sohan Kishan Rajaran: O outro príncipe, irmão mais novo de Ren e que é obrigado a viver sob a forma de um tigre negro. Ele formará a terceira peça do triângulo amoroso disputando Kelsey com seu irmão.

Sr. Kadam: O líder dos exércitos da família real de Ren e Kishan e atual protetor e amigo dos irmãos. É aquele que busca uma forma de liberta-los da maldição e finalmente consegue ajuda-los por meio de Kelsey.

Nilima: Sobrinha do Sr. Kadam e a única que sabe da maldição além dele e de Kelsey.

Lokesh: O vilão da história. O rei e feiticeiro do reino vizinho que transformou os dois príncipes.

Irei me concentrar nos personagens acima nesse primeiro momento e conforme for avançando nos estudos trabalharei os secundários.

O primeiro passo é criar um Mood Board que me ajudará a compor o perfil estético do personagem.  Isso nada mais é que um painel de referências que te ajudarão a definir o look and feel de um personagem ou de um projeto. Qualquer coisa que te passe uma ideia pode ser colocada em um Mood Board, desde fotos até cores que componham aquele projeto.

O blog Cutedrop tem uma definição muito boa sobre Mood Board:

“Apesar de parecer feioso o nome mood board traduzido, a ideia é exatamente esta: um quadro de emoções. Um painel que vai trazer à tona, previamente, a atmosfera do projeto. Abstraindo um pouco mais, seria como conhecer uma pessoa sem vê-la, só pelas roupas que têm no armário, músicas que ouve, cores que gosta, filmes que costuma ver.” (http://www.cutedrop.com.br/2011/03/mood-board/)

Resolvi criar um Mood Board para cada personagem ao invés de um geral. Acho melhor focar em uma ideia de cada vez. Mas nada impede que algumas imagens me dê ideias para outros personagens. Começarei com o design de Ren.

Na história Kelsey o descreve como um homem jovem e muito bonito, com profundos olhos azuis (iguais aos do tigre),a pele de um tom acobreado e os cabelos negros levemente encaracolados. Quando volta a forma humana sempre aparece vestido com uma túnica branca simples e calças brancas folgadas e enroladas nos tornozelos. Os pés ficam descalços. Como tigre é belo e imponente e com os mesmo olhos azuis cobalto brilhantes.

Abaixo os dois Mood Boards que utilizarem para criar o visual de Ren.

No próximo post falarei mais a respeito do processo e apresentarei alguns resultados.

Abraço a todos.

Carol

Advertisements

9 thoughts on “Sobre Design de Personagem

  1. Adorei seu blog! ^_^
    Muito lindo o estilo das suas ilustrações.
    Deu até vontade de ler alguns livros comentados aqui. 🙂
    Vou favoritar este blog 😀
    Parabéns! bj ;-*

  2. Entrei, pois procurava alguma concept do Dhiren, e a sua está perfeita!
    adorei! mal vejo a hora de ver a Kells 🙂
    estou lendo o primeiro ainda, a história é fascinante!

  3. Oi moça….amei seu blog….. amei mais ainda os detalhes sobre o Ren, a caracterização que vc fez dele em outro post e aguardo ansiosamente os outros personagens, eu imaginava ele meio Ian somerhalder….. li o primeiro e o segundo da série….. ainda não lançaram o terceiro aqui no Brasil, me parece q será em novembro…e nas minhas fuçadas pela internet descobri q serão 5 livros…..o dificil será controlar a ansiedade p esperar ate 2013 p lançarem todos…se é q no Brasil chegarão em 2013 mesmo… um abraço e tudo mais de bom …. luz e paz sempre…..magic kisses….namaste _/|\_

  4. OI Carol….. amei seu blog….e suas postagens sobre os livros….tb são os meus favoritos agora….. eu imaginava o Ren uma mistura do Keanu Reeves com o Ian Somerhalder….. adorei tb a caracterização q vc fez dele em outro post q aguardo vc postar o outros personagens….. 🙂 Só li o primeiro e o segundo…e estou esperando o lançamento do terceiro , segundo li na internet sai em nov aqui no Brasil…… e tb em pesquisas na net descobri a serão se não me engano 5 livros….sendo q ja tem a capa do quarto divulgada….. e parece q sairão em 2013 os que faltam….agora é esperar né….. um abraço e tudo de bom p ti….. luz e paz sempre….. magic kisses…namaste _/|\_

    • Olá.
      Obrigada! ^ ^
      Eu estou trabalhando nos outros personagens nas horas de folga e espero postar eles logo.
      São 5 livros sim. Eu estou acompanhando em inglês mesmo para não esperar tanto e acho as edições mais bonitas também. Já até encomendei o quarto que lança em setembro. Mas o último só em 2013 mesmo. O jeito é esperar.
      Abração.

  5. Olá Carol! Amei o seu Ren, já todos os 3 livros, estou a espera do quarto ansiosamente, então tudo o que esta relacionada o a história é muito fascinante. Parabéns e não vejo a hora de conhecer os outros personagens.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s